Meu pai foi para os Cuidados Paliativos, isso quer dizer que não tem mais nada pra fazer por ele?
Mesmo com os avanços tecnológicos da medicina, que permitem os diagnósticos mais precisos e os tratamentos mais eficazes nos pacientes idosos, chega num momento em que uma doença se torna incurável e ameaça a continuidade da vida.
E é nesta hora, que ele mais precisa de suporte, que entram em cena os anjos dos cuidados paliativos para reduzir o sofrimento e trazer conforto físico e psicológico tanto para o paciente como para os familiares.
Você sabe que a OMS, preconiza que os cuidados paliativos vão muito além do alívio da dor. É assim, a cura deixa de ser prioridade, a morte é vista como um processo natural e o foco passa a ser a pessoa e não a doença.
E para explicar sobre os cuidados paliativos, neste Podcast vamos conversar com o Dr.Tiago Pugliese Branco, ele é médico geriatra e paliativista. Coordenador da Clínica Médica e do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital Paulistano. Médico da Equipe de Cuidados Paliativos do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos do Estado de São Paulo – Gestão 2020-2021 e Fundador do portal de ensino: Instituto de Espiritualidade e Saúde.
Bora dar dignidade aos nossos idosos pro resto da vida?