Alimentação correta ao idoso
Ricardo Fujii
Ricardo Fujii

Você sabe qual é a alimentação correta do idoso?

Seu idoso está se alimentando corretamente?

Quando falamos em alimentação correta do idoso, logo vem em nossa mente a imagem de ALIMENTOS!

Porém, uma alimentação privilegiada do idoso não está relacionado somente aos alimentos consumidos, que é o fator mais importante e deve ser levado em consideração, e sim, da maneira como ele se alimenta, mas hoje eu vou compartilhar com você os cinco dicas valiosas.

Aspectos que também envolvem a boa, adequada e correta alimentação do idoso.

Precisamos saber se está tudo bem com a boca do idoso. Se a prótese está bem ajustada ou, se ele possui dentes, se os mesmos não estão gerando dor por cárie ou lesões. Essas dores fazem com que o idoso pare ou diminua sua alimentação.

Você precisa ficar atento se ele está mastigando os alimentos antes de deglutir, se o idoso está trocando bolo alimentar com os dos dois lados da boca e se ele consegue engolir sem precisar “empurrar” o bolo alimentar com algum líquido (água, leite, suco, chá, etc).

A consistência dos alimentos influencia muito na aceitação do idoso. Fique em alerta para identificar se a comida não está muito “dura” ou “emborrachada”. Para os adultos, essas variações de consistência trazem prazer durante as refeições, porém para os idosos, onde já apresentam um déficit no tônus muscular da face oral, alimentos com consistência mais sólidas, prejudicam na alimentação adequada dele.

Observe se o seu idoso está conseguindo limpar a boca logo após de engolir o alimento. Não é normal deixar resido alimentar (restos de comida) dentro da boca ou apresentar escape extra oral (babar). Caso isto esteja acontecendo, procure um médico imediatamente, pois ele está com grande risco de bronco aspirar os alimentos e líquidos.

Para controlar o peso, o IMC e as medidas do idoso é importante controlar as repetições ou rejeições das alimentações. Caso seu idoso tenha o vício da repetição, coloque sempre a metade da porção ideal, assim você não o contraria e ele vai repetir a refeição, porém ingerindo a quantidade exata da dieta prescrita. Caso o idoso costuma deixar alimentos no prato, porcione um pouco a mais no prato, assim, mesmo que ele rejeite aquela quantidade costumeira, acaba ingerindo uma quantidade a mais.

 

DICAS BÔNUS!!!

A hidratação do idoso é de suma importância para que ele não faça infecções e tenha alterações comportamentais. Para saber a quantidade ideal para a ingesta hídrica; calcule 30ml  pelo peso do idoso. Esse resultado é a quantidade ideal para mantê-lo hidratado.

Fazer um acompanhamento da circunferência da panturrilha do idoso, ajuda a perceber como está sendo a perda de massa magra do idoso e um importante dado para o médico.

Viu só?  Tenho certeza que com essas dicas você vai proporcionar uma  alimentação correta do seu idoso, além de uma ótima qualidade de vida para ele.

Compartilhe esta matéria:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe seu comentário ou dúvida:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba nossos informativos:

Ouça nossos podcasts:

Depoimentos

© Copyright 2018 – Casa Bonsai Recanto do Idoso® – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Artneo – Criação de site em Piracicaba