Perguntas frequentes
Alguns idosos podem apresentar alterações clínicas e comportamentais mais intensas que outros, necessitando de cuidados especiais e individualizados. Com a rotina da vida moderna, muitas vezes não percebemos essas tais necessidades, permitindo a evolução da doença e debilitando o idoso muito mais cedo.
O ideal é que a institucionalização seja realizada assim que diagnosticado a patologia, pois quanto mais cedo começarmos os estímulos, menos o idoso sofrerá lá na frente e consequentemente a família também sofrerá menos.
É esperada esta atitude do cliente, pois nem todos estão preparados para encarar algo novo nesta fase da vida. O medo da frustração é muito maior que o sentimento do abandono. Para isso, toda nossa equipe Bonsai está preparada para fazer a interação e adaptação do cliente ao novo ambiente.
Porém, 100% dos nossos hóspedes lúcidos, estão na Casa Bonsai por escolha e vontade própria, após ganharem o “Spa Day Cortesia”.
Você não deve se sentir culpado, este sentimento remete a caracterização do NÃO abandono. Mas mesmo ele morando com você ou na casa dele, ele pode estar com características de abandono, entende?
Apesar de morarem debaixo do mesmo teto, você precisa sair de manhã para trabalhar ou realizar suas atividades pessoais e volta somente de tarde para casa. Você não sabe a qualidade das fezes ou urina. Quais foram as oscilações dos sinais vitais, se a ingestão nutricional foi suficiente ou se o controle hídrico está sendo adequado durante a sua ausência.
Mesmo estando em casa com você, os estímulos motores e cognitivos estão sendo executados de maneira correta, afim de mantê-lo estável e promover mais saúde clínica e intelectual?
Sim, você pode vir visitar seu ente todos os dias e não precisa avisar que está vindo. É só tocar a campainha e entrar. Os telefonemas, também, são livres a qualquer hora.
Cada hóspede possui uma lista de pessoas autorizadas a visitarem e a receberem ligações a qualquer hora. Essa lista é fornecida pelo responsável do hóspede no momento do check-in.
Nossas rondas no período noturno e na madrugada são realizadas em curtos intervalos, pois verificamos o padrão do sono de todos os hóspedes; com escaneamento da temperatura e frequência respiratória.
Nos primeiros dias de hospedagem, ficamos na suíte até o hóspede adormecer e orientamos a acionar a campainha a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. Porém, depois de conhecemos o padrão do sono do hóspede, antes dele acordar de madrugada já estaremos no quarto para orientar ou ajudar.
Quando um novo cliente chega à Casa Bonsai, é realizado a integração com nossa filosofia e metodologia de trabalho. Faz parte deste processo a Casa Bonsai entrar, primeiro, na rotina do hóspede e em poucos dias ele vai sentindo a necessidade de entrar na nossa rotina.
A autonomia do hóspede é estimulada em nossas terapias para preservar ou promover (quando possível) as funcionalidades de cada um. Começamos com o preventivo (sentar, levantar, deitar, etc) e a nossa estrutura física é totalmente adaptada para terceira idade, essa autonomia é alcançada em curto prazo de tempo. Junto com o preventivo, trabalhamos o senso espacial, assim o hóspede não mais precisará de acompanhante 24hrs o ajudando a andar, por exemplo.
Meu ente controla a Glicemia Capilar pela alimentação, não precisando fazer uso da insulina. Como vocês irão fazer esse controle?
Nossas dietas são personalizadas para cada patologia e debilidade de nossos clientes. Fazemos o controle diário com a equipe de enfermagem junto com as nutricionistas.
Não, a integração e a sociabilidade do novo hóspede começam no momento do check-in.
Em primeiro lugar deve-se responder o questionário clicando aqui.
Enviaremos um plano de hospedagem ocupacional para o perfil respondido junto com valores e agendaremos uma visita para nós nos conhecermos.
Após nosso encontro, agendaremos um Spa Day Cortesia para seu ente conhecer e usufruir de toda estrutura da Casa Bonsai. Somente depois deste dia, onde realizaremos uma avaliação para saber se realmente temos o perfil para hospedar seu ente, faremos o check-in de vocês.
Sim, desde que o familiar responsável autorize a cada saída.